top of page
anuncio 2.png

Se Kalil se reeleger domingo, Zema terá que colocar as barbas de molho já

Na clássica pergunta de quem sai ganhando ou perdendo nas eleições de domingo (15), o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) sai em vantagem sobre os rivais. Não só os de agora, mas o de 2022 também. Um deles é o governador Romeu Zema (Novo), que deverá tentar a reeleição daqui a dois anos.


Reeleito, Kalil exibiria força política e perspectiva de poder, ou seja, mudando e deslocando o eixo político. Ficará entre a Cidade Administrativa e a Avenida Afonso Pena, 1.212, centro de BH, onde funciona a sede da Prefeitura. A partir de janeiro de 2021, com a reeleição do prefeito, Zema passa a ter concorrência direta.

Kalil e Zema têm avaliações diferentes, fotos Divulgação e Imprensa MG/Pedro Gontijo


As pesquisas estão aí e já sinalizam tendências. Kalil tem mais de 60% de aprovação da gestão e da candidatura. Os dados são do Ibope (MG-04440/2020, dos dias 7 a 9 de novembro). Na mesma sondagem, realizada na capital mineira, Zema aparece com 33% de aprovação e Bolsonaro, 32%. A experiência mostra que governante com apenas 30% de aprovação tende a ter dificuldades de reeleição.


Ponto fraco do prefeito


O prefeito avaliou pontos fracos de seu perfil e gestão nas mesmas pesquisas, e descobriu que os belo-horizontinos gostaram de saber que ele poderá deixar o cargo para disputar o Governo de Minas. A eleição acontece em 2022.


Na mesma sondagem, o prefeito confirmou que sua aliança com os tucanos próximos do ex-governador Aécio Neves, que se envolveu em denúncias de corrução, poderia tirar-lhe votos. Chegou a se preparar até para as críticas, mas não vieram nem da direita ou esquerda.


Improviso na comunicação


Zema, de sua parte, continua fazendo experiências na comunicação. Um dos poucos governadores a aderir à rede social Tik Tok, ele mostra mais a si do que suas realizações. Qual será a entrega de Zema, que, até agora, não apareceu, nem irá, no terceiro ano de gestão que se aproxima?


Se o projeto dele e de seu partido, o Novo, é baseado em privatizações, terá mais dificuldades de fazê-las a partir de agora. Primeiro, porque os deputados estaduais são candidatos à reeleição e não vão querer entrar em bola dividida, como a venda de estatais. De outra visão, a partir de janeiro, poderão identificar o crescimento da alternativa Kalil.


Pacote de maldades chegará atrasado


Ou seja, Zema perdeu o timing, pois medidas polêmicas e negativas, o chamado pacote de maldades, devem ser implementas no início do mandato. A ideia é sobrar tempo para a recuperação da aprovação. A nova situação complica o quadro político ao governador, que, até o momento, não tinha obtido sucesso na relação com a Assembleia Legislativa.


Nove entre dez políticos dizem que, se for reeleito, como indicam as pesquisas, o prefeito de BH deverá deixar o cargo 16 meses depois que assumir. Em seu lugar, deverá ficar no cargo, por dois anos e oito meses, seu vice, Fuad Noman (PSD). O projeto de Kalil é, uma vez consumada a reeleição, pavimentar a candidatura a governador em 2022. Daí, como se vê, os quase ocultos candidatos a vice ganham importância capital.




CDL - MÃES - 2FASE - POST - BLOG DO ORION - 187x102PX abril 24.png
MAIS LIDOS
BannerBlogdoOrion_AsfaltoNovo300x250.png
NOVO BANNER FEV 23A.jpg
banner affemg e sindifisco contra rrf.png
RECENTES
ARQUIVO
bottom of page