top of page
728X90 BANNER PCD abril 26.jpg
CDL ABRIL 26g.png
MAIS LIDOS

Quem perde mais se associando a Bolsonaro e a Lula: Zema ou Kalil?

  • 24 de mai. de 2022
  • 2 min de leitura

Após as idas e vindas, Alexandre Kalil (PSD) conseguiu fechar a aliança com o ex-presidente Lula (PT), que, no momento, lidera as pesquisas em Minas e no país. Ao contrário dele, o principal rival, governador Romeu Zema (Novo), que busca a reeleição, quer ficar neutro na disputa presidencial. Por quê!? Para evitar a rejeição, de acordo com as mesmas pesquisas, do presidente Bolsonaro (PL), de quem foi, desde a eleição passada, em 2018, um aliado.

Zema, Kalil, Bolsonaro e Lula vão brigar em Minas, fotos Gil Leonardi/ImprensaMG, Amira Hissa/PBH, Antônio Cruz/ABR e Ricardo Stuckert/PT


Na guerra eleitoral, Kalil e Zema vão explorar as fragilidades de um e de outro, principalmente no campo nacional. Kalil vai tentar colar Zema em Bolsonaro pelo lado mais negativo possível. Zema fará o mesmo contra Kalil, associando-o aos pontos negativos do PT e de Lula, aproveitando-se da campanha de desconstrução do petista que fazem e farão os bolsonaristas.


Aliado ou traidor?


Por mais que o governador negue a relação com Bolsonaro, essa associação é conhecida de todos. Por isso, Zema vai apanhar, de um lado, pela oposição a Bolsonaro e, de outro, dos aliados do atual presidente, que o tratarão como traidor. Para compensar, vai tentar desgastar Kalil pela aliança com o petista, ainda que Kalil não tenha sido, nem seja, um defensor de Lula ou de seu partido.


Percebendo a saia justa, o governador tem mantido distância de Bolsonaro. Em recente evento em Uberaba (Triângulo Mineiro), Bolsonaro acenou para Zema, dizendo que ele seria exemplo de governador para o país. O governador foi aplaudido pelos seguidores de ambos que eram maioria na plateia da Expozebu, no dia 30 de abril, mas não fez o mesmo para Bolsonaro. Apenas pediu salva de palmas para o presidente da República. Bastante protocolar.


Apoio do voto do Centro


Por conta disso, Bolsonaro chegou a lançar, no início do mês passado, como pré-candidato a governador de Minas, um nome mais aliado, que é o senador Carlos Viana, do mesmo partido. De acordo com o pré-candidato presidencial do partido de Zema, Felipe D’ávila, o governador deverá ficar em cima do muro na eleição porque ele já estaria vencendo aqui em Minas. No mesmo cenário das pesquisas, o preferido à presidência é o petista Lula. Apoiar a pré-candidatura de Dávila, que tem só 1%, segundo ele próprio, seria a senha de Zema para fugir da polarização.


Nesse embate, Kalil e Lula versus Zema e Bolsonaro, a guerra pode ficar empatada. Além da influência da eleição nacional, os candidatos a governador vão precisar mostrar a si mesmo, o que poderão fazer em Minas para resgatar sua capacidade de investimento. Vai fazer a diferença quem conseguir convencer o eleitor do centro, que não está nem Bolsonaro ou com Lula.




 
 
 

Comentários


185X100 pcd abril 26.jpg
300X250 banner pdc abril 26.jpg
970x250 pdc abril 26.jpg
ARQUIVO

QUER SE MANTER INFORMADO?

Receba diretamente em seu e-mail, todos os dias, um resumo com as notícias mais quentes e relevantes, além de artigos exclusivos.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2017 por Infograffo

bottom of page