Presidente do TRE/MG fez apelo contra abstenção nas eleições

Em pronunciamento aos eleitores, o presidente do TRE/MG, desembargador Alexandre Victor de Carvalho, fez apelo em favor do comparecimento às eleições. “É extremamente importante o comparecimento de todos nas eleições municipais. O seu voto tem poder. Saiba disso”, disse o magistrado. Sua fala foi feita no mesmo dia (15/10) em que fez parceria com a Assembleia Legislativa para incentivar o voto e desestimular a abstenção.


O receio dele, assim como do presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus (PV), é a crescente abstenção nas últimas eleições, ainda mais sob o impacto da pandemia.

Desembargador Alexandre Victor de Carvalho, presidente do TRE/MG, reprodução site TRE/MG


Nas eleições de 2018, 20,3% dos eleitores do país não votaram, correspondendo a quase 30 milhões de pessoas, o maior percentual dos últimos 22 anos.


Medidas de segurança


Um dos pontos ressaltados pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral são o planejamento e execução das medidas necessárias para garantir a realização de eleições seguras e tranquilas. O Tribunal Superior Eleitoral elaborou o Plano de Segurança Sanitária das Eleições Municipais de 2020.


A iniciativa teve consultoria de especialistas da Fundação Oswaldo Cruz e hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês. Ele ainda solicitou que cada eleitor use máscaras durante a votação, não faça aglomeração e que respeite o distanciamento social.


Um milhão de máscaras


O TRE-MG recebeu 17 carretas com material de proteção contra a Covid-19, e finalizou, na segunda (13), o envio para as 304 zonas eleitorais de Minas Gerais. Foram enviados os seguintes materiais: – 1.233.090 máscaras descartáveis; – 232.176 frascos de álcool em gel de 215ml (para mesários e apoio logístico); – 222.384 frascos de álcool em gel de 500 ml (para higienização das mãos dos eleitores nas seções eleitorais); – 236.260 face shields; – 46.296 embalagens de álcool líquido 500 ml (para a limpeza de mesas, cadeiras e canetas nas seções eleitorais) e 211.385 adesivos para marcação de fila.


Para receber o voto de quase 16 milhões de eleitores mineiros na escolha dos 853 prefeitos e 8.490 vereadores, irão atuar 177 mil mesários e 52.500 profissionais de apoio e colaboradores. Quase três mil servidores da Justiça Eleitoral e mais de 300 juízes e desembargadores estão envolvidos na organização do pleito.


LEIA MAIS: Contra abstenção, Assembleia e TRE se unem para incentivar votação



video sonegação2.png
MAIS LIDOS
RECENTES
ARQUIVO
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2017 por Infograffo