top of page
CAPTURA DE TELA 2 OUT 24.png
dez 25 CDL - NATAL - FASE 2 - BLOG DO ORION - 187x102PX aa.png
MAIS LIDOS

Ministério Público e AGE acionarão na Justiça municípios por onda roxa

Diante do descumprimento da onda roxa por parte de alguns municípios, o Ministério Público e Advocacia Geral do Estado enviaram comunicado aos prefeitos para risco de ação judicial. A nova fase de combate à pandemia impôs medidas restritivas mais duras.


“Ocorre que há municípios que estão anunciando o descumprimento das medidas propostas pelo Comitê Extraordinário Covid-19 para a onda roxa. Nesses casos, … a demanda (recomenda-se) seja direcionada, no primeiro momento, para o núcleo Regional da Advocacia-Geral do Estado para se buscar a solução extrajudicial”, diz a mensagem. (VEJA COMUNICADO AQUI NA ÍNTEGRA).


Porém, se a orientação não for aceita, o caminho será o processo judicial. “Restando esta infrutífera, nosso alinhamento é pelo uso da via judicial”. “O objetivo é obter provimento jurisdicional que assegure o cumprimento da Deliberação n° 130 e da Deliberação nº 138 em todos os municípios do Estado sob pena de se tornarem inócuas as ações administrativas adotadas com o aumento exponencial de infecções e mortes”.

ree

Zema anuncia onda roxa em todo o Estado, foto Gil Leonardi/ImprensaMG


Colapso na saúde de Minas


Eles argumentam que Minas Gerais vive situação de saturação da sua rede assistencial, com a falta de vagas para pacientes acometidos com a covid, em especial, leitos de UTI. Na avaliação deles, o grave quadro ultrapassa a esfera do interesse local/municipal. “Logo, a competência normativa e administrativa do Estado-membro se revela, se afirma e se mostra constitucionalmente válida na situação em apreço. E afasta temporariamente a competência que outrora seria do Município como desdobramento da concorrência entre princípios jurídico-constitucionais”.


Assina o documento, pelo MPMG, o procurador-Geral de Justiça Adjunto Institucional e coordenador da Comissão Covid-19, Carlos André Mariani Bittencourt. E o promotor de Justiça, Luciano Moreira de Oliveira, que é coordenador do CAO-Saúde. Pelo Estado, o advogado geral Sérgio Pessoa de Paula Castro. Zema também deixou seu alerta. Veja abaixo:

O momento é de união. Minha prioridade é salvar vidas! A onda roxa é uma medida temporária (15 dias), e visa diminuir a propagação do vírus. Hoje temos pessoas na fila para atendimento. Não podemos permitir cenas de horror em Minas. Precisamos garantir atendimento aos mineiros. pic.twitter.com/G21DmI2gB0— Romeu Zema (@RomeuZema) March 18, 2021


Promotores foram mobilizados


O mesmo comunicado foi encaminhado a todas as unidades do Ministério Público no Estado. “Trata-se de medida de extrema relevância neste momento, com o objetivo de reduzir a contaminação pelo novo Coronavírus, a incidência de novos casos e a necessidade de leitos hospitalares em um cenário de iminente colapso da rede de saúde em Minas Gerais. A Deliberação nº 130, de 03 de março de 2021, que criou o protocolo de onda roxa, tem caráter vinculante”, avisam no documento.


As medidas devem ser seguidas impositivamente: funcionamento apenas das atividades econômicas e serviços classificados como essenciais. E mais: suspensão de cirurgias eletivas; toque de recolher entre 20h e 5h; proibição de circulação sem uso de máscara. Ficam proibidas também a circulação de pessoas com sintomas de gripe, salvo para atendimento de saúde; a realização de eventos públicos e privados e reuniões presenciais.



 
 
 

Comentários


185X100 (1)m final de ano 25.jpg
728X90 final de ano 25.jpg
300X250 (1) final de ano 25.jpg
970X250 (1).jpg
ARQUIVO

QUER SE MANTER INFORMADO?

Receba diretamente em seu e-mail, todos os dias, um resumo com as notícias mais quentes e relevantes, além de artigos exclusivos.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2017 por Infograffo

bottom of page