Crea-MG fiscaliza o Carnaval de BH e de outros 160 municípios
- Orion Teixeira
- há 1 minuto
- 2 min de leitura
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MG) encerra, nesta sexta (13), uma força-tarefa para fiscalizar e reforçar a segurança dos foliões neste Carnaval. A operação envolve a verificação de responsabilidade técnica de estruturas e serviços diretamente ligados à realização da festa. Os fiscais do Crea-MG irão conferir se palcos, arquibancadas, camarotes, trios elétricos e sistemas elétricos possuem projetos, execução e acompanhamento de profissionais e empresas legalmente habilitados, de acordo com a legislação. A ação envolve BH e cerca de 160 municípios.

Fiscais do Crea-MG fiscalizam instalações para o Carnaval em todo o Estado, foto Fernando Inneco
A operação foi iniciada no dia 9 de fevereiro. Nesta quinta, às 14h, em Belo Horizonte, será realizada uma ação de fiscalização na estrutura montada no Mineirinho, na Pampulha. Na capital mineira, a prefeitura estima a presença de mais de 6 milhões de foliões neste Carnaval. As inspeções serão intensificadas nos principais pontos de concentração dos blocos e eventos na cidade.
2025: 151 irregularidades
No ano passado, o Crea-MG atuou em 162 cidades mineiras, com o trabalho de 65 fiscais durante o período carnavalesco. Ao todo, foram realizadas 1.078 ações de fiscalização, que resultaram na constatação de 151 irregularidades. A maioria relacionada à ausência de responsáveis técnicos e à falta de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
Combate a incêndio
A operação de fiscalização ocorre em duas etapas. Inicialmente, o Crea-MG encaminha ofícios às prefeituras, solicitando informações sobre as contratações técnicas relacionadas aos eventos carnavalescos. Em seguida, os fiscais realizam visitas presenciais aos municípios, priorizando locais com maior expectativa de público.
Durante as fiscalizações, verifica-se a existência de projetos técnicos e o acompanhamento da execução das seguintes atividades:
-Instalação de sistemas de iluminação, geração de energia e equipamentos de som;
-Projetos de prevenção e combate a incêndios;
-Montagem de palcos, arquibancadas e camarotes;
-Segurança em trios elétricos, incluindo inspeção veicular e laudos técnicos.
Cartilha traz orientação
Para orientar engenheiros, empresas e gestores públicos, o Crea-MG disponibiliza a cartilha “Segurança em eventos temporários – Orientações sobre a Responsabilidade Técnica”.
O material reúne informações essenciais sobre a montagem de estruturas temporárias, responsabilidades profissionais e normas técnicas aplicáveis, e está disponível em: www.crea-mg.org.br/seguranca-em-eventos-temporarios





























