top of page
728X90 BANNER PCD abril 26.jpg
CDL - MÃES - BLOG DO ORION - 187 x 102 px 2.png
MAIS LIDOS

Medo de abstenção recorde, na pandemia, marca início da campanha eleitoral

  • 29 de set. de 2020
  • 3 min de leitura

O início morno da disputa eleitoral em BH confirmou que os candidatos terão que fazer mais do que campanha para divulgar a si e suas propostas e ideias. O esforço a mais virá na defesa da democracia e da importância de o eleitor ir às urnas para escolher os seus representantes.


A pandemia é um forte obstáculo e oferece riscos a essa participação, mas não é só isso. A abstenção tem crescido ao longo do tempo e das eleições em função da insatisfação do eleitor, do distanciamento social e político dos representantes ante seus representados.

Desafio dos candidatos será levar o eleitor a se reencontrar com a urna, foto site CNJ


Se consideradas as últimas eleições presidenciais, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, em 2010, a abstenção foi de 18,1%. Em 2014, representou 19,39% do eleitorado, algo em torno de 27 milhões de brasileiros. Em 2018, o número foi recorde: 21,3% dos brasileiros não escolheram um candidato a presidente da República, ou 31 milhões de pessoas. Na primeira eleição presidencial, após a redemocratização do país, em 1989, a abstenção, segundo dados da Justiça Eleitoral, chegou a 12 milhões, ou 14,4% do eleitorado.


Trabalho será dobrado para candidatos


Diante disso, os candidatos e seus marqueteiros terão trabalhado dobrado para convencer as pessoas a saírem de casa para votar. Nessa dupla campanha, eles terão um forte aliado que são as redes sociais. Se elas ganharam muita importância na última eleição, agora, com a pandemia, deverão ser o grande influenciador. A campanha nas maiores cidades deverá ser com o uso massivo da internet.


A insegurança com relação à pandemia é grande no eleitorado. De acordo com o instituto paulista, o Datafolha, 34% não se sentem nada seguros para votar em 15 de novembro. Outros 42% consideram que terão alguma segurança. Apenas 24% se declararam muito seguros para votar. Daí, a necessidade de convencer o eleitor a, além de optar pela sua proposta, e sair de casa para votar no dia 15 de novembro.


Um meio de mobilizar o eleitor é com o esquentamento da campanha. Se não empolgar o eleitor, a abstenção poderá confirmar a tendência de bater o recorde.


Kalil foi alvo de ataques


No primeiro dia (domingo, 27) de campanha, pouca coisa chamou a atenção do eleitor. O que se viu foram os outros candidatos escolhendo o prefeito Alexandre Kalil (PSD) como saco de pancadas. Muito do que se ouviu foram críticas genéricas sobre estilo e modelo, mas ninguém apresentou propostas para enfrentar a pandemia de forma diferente.


Faltou consistência nos primeiros discursos. E se é verdade que as redes sociais serão grandes influenciadoras, os candidatos precisam reagir também. De acordo com pesquisa do instituto belo-horizontino Quaest, Kalil é também o candidato mais conhecido digitalmente dentre os 15 que vão disputar. Em uma escala de 0 a 100, Kalil apresenta um desempenho de 80,11 em sua popularidade digital.


O segundo colocado, Bruno Engler (PRTB) tem 45,15. Os dados compõem o ranking de Índice de Popularidade Digital (IPD) dos candidatos. O IPD é uma ferramenta que mede, a partir da análise de seis plataformas digitais (Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipedia e Google), o desempenho digital de personalidades e marcas.


Debate da Band esquenta disputa


Por falar em esquentar a campanha, acontece, na próxima quinta (1) o primeiro confronto entre os candidatos no debate da TV Band Minas. O evento marca o início da campanha eleitoral. Dos quinze candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte, onze foram convidados para o debate. Desses, todos confirmaram presença à exceção de Kalil. Sua assessoria comunicou que ele não irá participar.


No primeiro bloco, todos os candidatos responderão à mesma pergunta. No segundo, terceiro e quarto blocos, os candidatos vão poder fazer perguntas a outros candidatos (tanto o candidato que pergunta, quanto o que responde serão sorteados). O quinto e último bloco será destinado às considerações finais.


LEIA MAIS



Comentários


185X100 pcd abril 26.jpg
300X250 banner pdc abril 26.jpg
970x250 pdc abril 26.jpg
ARQUIVO

QUER SE MANTER INFORMADO?

Receba diretamente em seu e-mail, todos os dias, um resumo com as notícias mais quentes e relevantes, além de artigos exclusivos.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2017 por Infograffo

bottom of page