top of page
anuncio 2.png

Em parceria com AMM, Zema lança programa para prefeito eleito

O governador Romeu Zema (Novo) lançou, na quarta (4), o programa de Liderança para a Retomada Econômica, destinado aos futuros prefeitos. A iniciativa é uma parceria com a Associação Mineira dos Municípios (AMM) e o Sebrae. De acordo com o projeto, até 2021, serão capacitadas seis turmas, totalizando 300 lideranças de 150 cidades mineiras. A iniciativa é voltada para os prefeitos e gestores de secretarias municipais que irão iniciar seus mandatos.

Com secretários, Zema e Julvan Lacerda lançam programa na Cidade Administrativa, foto Gil Leonardi/ImprensaMG


“Este é um momento muito importante para o desenvolvimento do nosso Estado. Um governo que está não só cuidando da parte pública, mas tendo posicionamento proativo de incentivar o desenvolvimento econômico do Estado. A AMM, juntamente com o Sebrae, em parceria com o Governo, está realizando o programa “Desenvolve Minas Gerais”, levando informações aos municípios, procurando despertar a vocação empreendedora, dando suporte ao empreendedorismo. E, agora, esse programa “Liderança para a Retomada Econômica” é mais uma ferramenta que se soma a esse projeto”, afirmou Julvan Lacerda.


O governador Romeu Zema ressaltou que a ação vai impulsionar a geração de emprego e renda nas cidades. “A principal pauta da minha campanha e do meu governo é a criação de empregos. Temos feitos um esforço hercúleo no sentido de eliminarmos obstáculos que dificultam o empreendedor e o alinhamento com os municípios é fundamental para o desenvolvimento. Minas é um estado com muitos municípios pequenos e alguns não têm condições de ter estrutura robusta, técnicos com conhecimento específico. Agora, vamos dar esse suporte e apoio”, prometeu.


O Programa


Construído pela Fundação João Pinheiro, de forma conjunta com especialistas da área do desenvolvimento econômico, o programa tem as parcerias da Sede, da Agência Metropolitana, Indi e da AMM. A capacitação irá abordar conhecimento econômico e tributário para a elaboração de políticas efetivas que ampliem os investimentos locais, criem melhores ambientes de negócio e fomentem a geração de empregos e o empreendedorismo. Paralelamente, os participantes serão estimulados a desenvolver comportamentos e utilizar técnicas de liderança para mobilizar esforços e recursos de forma assertiva para ampliar a capacidade de recuperação econômica.


O programa também irá debater formas de criação e implementação de ações para atrair investimentos; retenção e expansão de negócios; e utilização dos instrumentos de planejamento urbano para alavancar o desenvolvimento econômico local.


Seleção


A Fundação João Pinheiro vai selecionar os participantes a partir de uma avaliação de critérios técnicos, sociais e econômicos dos municípios mais afetados pela pandemia em Minas Gerais. Os prefeitos eleitos dessas cidades serão convidados para o programa e deverão manifestar, por meio da assinatura de um Termo de Compromisso, interesse e disponibilidade para participar da formação.


Curso


Com o início da primeira turma previsto para dezembro de 2020, o programa terá aulas sempre em dois finais de semana, em período integral. Até 2021, serão capacitadas seis turmas, totalizando 300 lideranças de 150 cidades. Cada turma terá 28 horas de formação para as lideranças e oito horas de oficinas com as equipes municipais.


(*) Com informações da Agência Minas e do site AMM



CDL - MÃES - 2FASE - POST - BLOG DO ORION - 187x102PX abril 24.png
MAIS LIDOS
BannerBlogdoOrion_AsfaltoNovo300x250.png
NOVO BANNER FEV 23A.jpg
banner affemg e sindifisco contra rrf.png
RECENTES
ARQUIVO
bottom of page