top of page

CDL/BH divulga manifesto por menos impostos e mais oportunidades

A quatro dias da mobilização nacional do Dia Livre de Impostos, a Câmara de Dirigentes Lojistas de BH divulgou manifesto por menos tributos e mais oportunidades. O documento foi entregue às lideranças políticas da capital.

“Os empresários do comércio e serviços, os maiores empregados do Brasil, defendem um ambiente de negócios mais justo e menos oneroso. O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo, sem que isso se traduza em serviços públicos de qualidade. Os serviços essenciais, como saúde, educação, segurança e infraestrutura, são insuficientes e, na maioria das vezes, ineficientes”, diz o manifesto assinado pela CDL/BH e CDL Jovem BH. Leia abaixo a íntegra do manifesto.

Edilson Cruz (CDL/BH), Juliano Lopes (presidente da Câmara de BH) e Marcone Souza (CDL/BH)


Menos impostos, mais oportunidades!

  

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) , representante de cerca de 13 mil associados dos setores de comércio e serviços da Capital Mineira, e a CDL Jovem , por jovens lideranças empresariais, tornam pública sua insatisfação com as cargas tributárias e burocráticas excessivas que limitam o poder de consumo da população e freia o crescimento econômico do país.


Os empresários do comércio e serviços, os maiores empregados do Brasil, lutam por um ambiente de negócios mais justo e menos oneroso. O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo, sem que isso se traduza em serviços públicos de qualidade. Os serviços essenciais como saúde, educação, segurança e infraestrutura são insuficientes e ineficientes.


O sistema tributário brasileiro é confuso, burocrático e ineficiente, dificultando a vida de empresários e cidadãos, impedindo a abertura, a inovação e o crescimento e a competitividade dos negócios. Além disso, impostos excessivos estimulam a economia informal, prejudicando a arrecadação estatal e aumentando a desigualdade de mercado.


Em 2024, o brasileiro trabalhou, em média, 149 dias apenas para pagar tributos, segundo estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). No cenário internacional, entre 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada impostos, mas está em último lugar no retorno desse dinheiro à população.


Nossas dicas:


●      Reforma Administrativa Ampla: Para racionalizar gastos, eliminar desperdícios, melhorar o funcionalismo público e tornar a gestão do Estado mais eficiente e ágil.

●      Redução da Burocracia e Facilidade no Cumprimento das Obrigações Fiscais : Para evitar que as empresas desperdicem tempo relacionadas com burocracia e possam focar no crescimento dos negócios, impulsionando inovação e geração de empregos. É essencial que os governos disponibilizem ferramentas modernas, como um software oficial de arrecadação de impostos, que automatizem processos, minimizem erros nas guias e reduzam o risco de multas para as empresas.

●      Contenção da Carga Tributária : Para impedir novos aumentos, barrar a criação de novos tributos e promover um sistema fiscal mais justo para empresas e cidadãos.

Convocamos todas as autoridades municipais, estaduais e federais para nos comprometermos com a redução da carga tributária e burocrática para garantir um ambiente de negócios mais favorável, estimulando investimentos, produtividade e progresso para o Brasil.

Mais justiça tributária, mais eficiência da gestão pública, mais desenvolvimento!

 

 

 
 
 
BLOG DO ORION 187x102 (1) dia das mães maio 25.png
MAIS LIDOS
RECENTES
ARQUIVO

QUER SE MANTER INFORMADO?

Receba diretamente em seu e-mail, todos os dias, um resumo com as notícias mais quentes e relevantes, além de artigos exclusivos.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2017 por Infograffo

bottom of page