top of page
CAPTURA DE TELA 2 OUT 24.png
dez 25 CDL - NATAL - FASE 2 - BLOG DO ORION - 187x102PX aa.png
MAIS LIDOS

PSD não ajuda Simões, e o Novo reclama de gastos

Além da identidade, o partido Novo, ex de Mateus Simões, agora no PSD, reivindica a vaga de vice-governador muito mais por conta dos investimentos feitos na pré-campanha dele. Simões já adiantou que o Novo indicará o/a vice a pedido do governador Zema (Novo). Quem está bancando a pré-campanha a governador dele é o Novo, sozinho. Simões trocou o Novo pelo PSD, que tem um dos maiores fundos partidários do país, mas até agora não abriu os cofres.

ree

Mateus Simões, vice-governador e pré-candidato a governador, foto Dircei Aurélio

Como vice-governador, Simões tem as vantagens do cargo para viajar por todo o estado, mas quem está bancando os contratos milionários é o Novo, que já reclama dos altos gastos. Um deles é o do marqueteiro, Renato Pereira, que, por R$ 6 milhões, faz a pré-campanha a governador dele e a presidencial de Zema. Os resultados de ambos os projetos deixam desanimados os dirigentes do Novo.


Zema não decola e fica abaixo de governadores de estados menores, como Ronaldo Caiado, de Goiás. Esse tem, por outro lado, mais entregas que o mineiro, daí a dificuldade. Zema ficou mais conhecido por comer banana com casca do que por alguma realização. Como ele, Simões empacou nos poucos pontos percentuais, apesar da excessiva exposição e das forças políticas que tem agregado.


O PSD do presidente nacional, Gilberto Kassab, não esconde de ninguém que seu projeto é eleger deputados federais e chegar à maior bancada federal para ter poder político no Congresso. Basta uma clicada nas páginas da Justiça Eleitoral para confirmar que o PSD nada gastou com pré-candidatos presidencial e a governador.

O Novo reclama sem razão, afinal, nunca teve despesas para eleição. Na primeira delas, que elegeu Zema, em 2018, contou com o contexto da Operação Lava Jato, que demonizou a política e favoreceu os apolíticos. Na reeleição dele, foi favorecido pela falta de oposição e a campanha desorganizada do concorrente Alexandre Kalil (ex-PSD) em 2022. Para 2026, Simões continua como único pré-candidato e, igualmente, não tem oposição organizada.

 

Direção da Copasa já é privada


O Conselho de Administração (CA) da estatal já é, no momento, composto por uma turma privatista. Há tempos, o Estado sinaliza essa bandeira para o mercado. Vamos aos nomes: Guilherme Augusto Duarte de Faria é ex-presidente da Copasa. Foi acusado de vendas suspeitas de ações não comunicadas ao mercado. Saiu da presidência da Copasa e ficou no Conselho.


Ex-secretário Gustavo de Oliveira Barbosa deixou a Fazenda estadual e está no CA. Márcia Fragoso Soares tem larga experiência privatista na Arteris. Foi para a Copasa e atuou como diretora técnica de meio ambiente. Depois, migrou para o Conselho. E Hamilton Amadeo é da Aegea, empresa referência no setor privado de saneamento básico no Brasil.


A diretoria executiva tem como membros: Adriano Rudek de Moura, diretor financeiro e de relações com investidores. Atuou na privatização da Copel (Companhia Paranaense de Energia), quando foi denunciado pela Assembleia Legislativa do Paraná.


Laura Petri Geraldino é diretora de Operações. Recém-chegada à Copasa, é egressa da Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas), que foi privatizada em 2020. Pablo Ferraço Andreão, diretor de Engenharia e Meio Ambiente, se apresenta como integrante do Conselho de Administração da Cesan, Viasolo Ambiental-MG, BRK Goiás, BRK Recife e Saneatins. Todas já privatizadas. 


Cleyson Jacomini de Sousa está como diretor de Clientes, Comunicação e Sustentabilidade. Atuou na Copasa e nas empresas Águas do Rio, Águas de Teresina e Aegea. Por último, Fernando Passalio de Avelar, diretor-presidente, foi secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.

 

 

 

 

 

 

 
 
 
185X100 (1)m final de ano 25.jpg
728X90 final de ano 25.jpg
300X250 (1) final de ano 25.jpg
970X250 (1).jpg
ARQUIVO

QUER SE MANTER INFORMADO?

Receba diretamente em seu e-mail, todos os dias, um resumo com as notícias mais quentes e relevantes, além de artigos exclusivos.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2017 por Infograffo

bottom of page