top of page
728X90 BANNER PCD abril 26.jpg
CDL ABRIL 26g.png
MAIS LIDOS

Começa a corrida eleitoral pelas prefeituras numa prévia das presidenciais

  • 31 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

Começa, nesta segunda (31), a corrida do ouro em Belo Horizonte, em outros 852 municípios mineiros e nos mais de 5 mil brasileiros. É a disputa pelas prefeituras. Os partidos estão autorizados a escolher e oficializar os nomes com os quais pretendem encarar a briga eleitoral, que será uma prévia das eleições estaduais e presidenciais de 2022. Os partidos que mais conquistarem prefeituras têm chances de ter melhor desempenho daqui a dois anos, na disputa para governador e presidente.

Marcelo de Souza e Áurea Carolina são os primeiros nomes a serem lançados, fotos site CDL e da Agência Câmara

Apesar das crises fiscal, econômica e sanitária, na qual prefeitos são os mais afetados e cobrados por respostas, o cargo permanece atraente. E o número final de candidatos a prefeito e vereadores deve dobrar, quando não triplicar, até por conta do fim das coligações proporcionais.

Cada partido terá que lançar, sozinho, chapa completa para vereadores. No caso de BH, a chapa poderá ter até 62 pretendentes, já que é uma vez e meia o número de vagas. Pela estratégia, consideram que lançar candidato a prefeito ajuda a puxar votos para eleger mais vereadores.

15 deputados querem virar prefeito

A coisa parece tão atraente que até mesmo quem já tem cargo bom e bem remunerado vai entrar na disputa. É o caso, por exemplo, de 11 deputados estaduais e cinco a seis federais. Em Belo Horizonte, por exemplo, deveremos ter seis deputados buscando a vaga do atual prefeito, Alexandre Kalil (PSD). Com eles, um total de 13 deputados estaduais em todo o estado.

Patriota e PSOL lançam nomes

Nesta segunda, os partidos Patriota e PSOL devem oficializar seus candidatos. No primeiro caso, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marcelo de Souza e Silva, deve ser confirmado. No PSOL, é a da deputada federal Áurea Carolina, nome forte para a esquerda e um dos mais competitivos para possível segundo turno na capital mineira.

As dificuldades são enormes para ambos, e para os demais, já que o atual prefeito está com ampla vantagem, segundo as pesquisas já divulgadas. Da parte de Marcelo de Souza, há dificuldade ainda maior, mais desafiadora. Tem pouca estrutura e suporte de campanha. Deverá ter apenas 12 segundos de televisão e rádio, meios mais eficazes para atingir o eleitorado. Para buscar uma comunicação mais efetiva, deverá falar 30 segundos de três em três dias. Terá que fazer mais pelas redes sociais, porque é muito desconhecido do eleitorado e representa um setor de pouca empatia com o mesmo eleitorado.

Disputa no campo da esquerda

Da parte de Áurea Carolina, o desafio é o de sustentar as bandeiras da esquerda que ficaram bombardeadas nos últimos quatro anos, especialmente pela onda de fake News. Vai disputar com o PT a hegemonia nesse campo. Ela deverá ser uma das duas mulheres da campanha entre 10 ou 12 homens na disputa. Isso não garante o voto das mulheres, mas o debate vai apenas começar em um tempo de campanha cada vez mais curto, de apenas 35 dias na tv e no rádio. Fora dali, nas redes sociais e nos contatos presenciais possíveis, já está em franca campanha.

 
 
 

Comentários


185X100 pcd abril 26.jpg
300X250 banner pdc abril 26.jpg
970x250 pdc abril 26.jpg
ARQUIVO

QUER SE MANTER INFORMADO?

Receba diretamente em seu e-mail, todos os dias, um resumo com as notícias mais quentes e relevantes, além de artigos exclusivos.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2017 por Infograffo

bottom of page