top of page

Dez mil assinam manifesto contra ato de Zema que vetou centro para autista

Cerca de 10 mil assinaturas compõem um abaixo-assinado pela derrubada do veto do governador Romeu Zema (Novo) à criação de Centros de Referência para o Autismo em Minas. No mês passado, exatamente no abril azul destinado pela ONU à conscientização do autismo, Zema vetou a emenda que garantia essa prioridade. Por meio dela, seriam criados centros de referência regionais de atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Plano Plurianual de Ação Governamental.

Zema vetou projeto de Cristiano que cria centro para autistas em Minas, fotos Gil Leonardi/ImprensaMG e William Dias/ALMG


O mês de abril foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas como forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao TEA. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo sofrem do transtorno.


Perplexidade até entre aliados


A decisão do governador causou perplexidade até mesmo entre deputados aliados, já que boa parte deles tem projetos que, de uma forma ou de outra, defendem essa causa. Em resposta à decisão do governador, o deputado autor da proposta Cristiano Silveira (PT) divulgou, em suas redes sociais, abaixo-assinado manifestando seu repúdio. Pediu ainda ajuda dos mineiros e mineiras para sensibilizar os deputados a derrubarem o veto. Até quarta (23), sete dias depois, quase 9 mil pessoas de diversas regiões do estado e do país já tinham assinado o documento. A divulgação do abaixo-assinado continua, com número crescente de assinaturas.


Derrota iminente


No dia 12 de abril, o Legislativo mineiro aprovou, por unanimidade, o projeto de lei 2.818/2020, que propõe a criação do serviço especializado. Ainda nesta semana, o governo reconheceu o deslize do governador, que alegou razões técnicas incompreensíveis para o veto. E mais, percebeu que sairia derrotado, que seu veto iria ser derrubado. Diante disso, em encontro com deputados governistas, o secretário de Governo, Igor Eto, teria autorizado os aliados a derrubarem o veto, de acordo com a deputada Nayara Rocha (PP). “Ele nos autorizou a derrubar o veto”, anunciou a deputada. Essa é a tendência hoje na Assembleia, que começou nesta semana a apreciar esse e outros vetos do governador.

Comments


para maio 24.png
MAIS LIDOS
BannerBlogdoOrion_AsfaltoNovo300x250.png
NOVO BANNER FEV 23A.jpg
banner affemg e sindifisco contra rrf.png
RECENTES
ARQUIVO
bottom of page