top of page
anuncio 2.png

Crea-MG comemora 90 anos com homenagens e resgate de trajetória

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) celebra, em 2024, 90 anos de história. Desde a sua instalação, o Crea-MG tem como missão principal proteger a sociedade contra a prática ilegal de atividades técnicas. Para isso, exige a presença de profissionais legalmente habilitados na condução de empreendimentos e execução de serviços nas áreas de engenharia, agronomia e geociências.


Edifício-sede do Crea/MG em Belo Horizonte, no Bairro Santo Agostinho, foto Daniel Renna


Para marcar a data, será realizada uma série de comemorações neste mês de abril. Na próxima segunda-feira, 15/04, às 19h, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza Reunião Especial de Plenário em homenagem ao aniversário do Conselho. A reunião foi requerida pelo deputado estadual Tito Torres, com o apoio de 32 deputados signatários, e aprovada pelo presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins Leite. A homenagem vai destacar a contribuição positiva do trabalho do Conselho para o estado.


Na terça-feira, 23/04, aniversário de criação do Crea-MG, haverá uma celebração às 16h, em frente à sede do Conselho, com a apresentação da banda da Guarda Municipal de Belo Horizonte. Na ocasião, serão homenageados os engenheiros que participaram da obra da sede, bem como a funcionária e o funcionário mais antigos do Conselho. Ao fim da cerimônia, será descerrada a placa de 90 anos, afixada no prédio da sede do Crea-MG.


Memória


Será lançado ainda, o site e, posteriormente, o livro “90 fatos que marcaram os 90 anos do Crea-MG”. Trata-se de um compilado de acontecimentos da engenharia, da agronomia e das geociências que contribuíram para o desenvolvimento de Minas e do Brasil. “A história do Crea-MG está entrelaçada à das profissões e de Minas Gerais. E é isso que se pode observar nos 90 marcos escolhidos para contar a história e para comemorar os 90 anos do Conselho”, detalhou o presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do Trabalho Marcos Venícius Gervásio.


O dirigente reforçou que o compromisso do Crea-MG é o de manter-se no caminho responsável do desenvolvimento das profissões, promovendo a excelência e a inovação. E mais, sem renunciar o compromisso com o bem comum, colocando à disposição da sociedade todo esse conhecimento técnico. “Ao olharmos nossa história, reconhecemos as conquistas e os obstáculos superados, mas também miramos o futuro com determinação e otimismo. Que esta data nos lembre da importância de honrar o legado daqueles que nos precederam, enquanto nos impulsiona a construir um futuro ainda mais promissor para as próximas gerações”, ressaltou Gervásio.

 

História


O Crea-MG foi criado em 23 de abril de 1934, a partir da Resolução 002, do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea), como Crea da 4ª Região. A atuação alcança os estados de Minas Gerais e Goiás, com sede localizada em Belo Horizonte. Desde sua criação, o Conselho mineiro tem sido um pilar fundamental no desenvolvimento e na fiscalização das profissões de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.


Além disso, o Crea-MG contribuiu ativamente para o desenvolvimento do estado ao promover projetos de interesse da sociedade, disponibilizando o conhecimento da área tecnológica a serviço das políticas públicas, setoriais e locais.  “Ao longo desses 90 anos, testemunhamos uma evolução extraordinária na prática profissional e nos métodos empregados, e vimos como o Conselho foi essencial nas discussões técnicas que contribuíram para o avanço das nossas profissões”, reconheceu o presidente do Crea-MG, Marcos Gervásio.

 

 

CDL - MÃES - 2FASE - POST - BLOG DO ORION - 187x102PX abril 24.png
MAIS LIDOS
BannerBlogdoOrion_AsfaltoNovo300x250.png
NOVO BANNER FEV 23A.jpg
banner affemg e sindifisco contra rrf.png
RECENTES
ARQUIVO
bottom of page