Governo atende CDL/BH em favor de comerciantes afetados pelas chuvas
Após encontro com empresários, o governador Romeu Zema (Novo) aprovou a liberação linhas de crédito do BDMG para comerciantes afetados pelas chuvas. E mais, maior prazo para recolhimento de ICMS.
Para as micro e pequenas empresas das 196 cidades atingidas, o BDMG Solidário oferece empréstimo com condições acessíveis: taxas de juros a partir de 0,83% ao mês, com pagamento em até 48 parcelas fixas e carência de até seis meses.
Zema e o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza, foto Pedro Gontijo/Imprensa MG
Zema não apresentou, mas adiantou que estão em análise algumas medidas para apoiar pequenos empresários nessa situação. O anúncio foi feito por ele depois de se reunir com representantes de entidades do comércio na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). No encontro, o presidente da CDL, Marcelo de Souza Silva, apresentou dados do impacto dos temporais no comércio da cidade.
Zema informou que o estado já solicitou ao governo federal, responsável pela arrecadação do Sistema Simples, que avalie a possibilidade de postergar o pagamento por parte dos estabelecimentos que foram afetados. “Lembrando que não será estendido a todos, somente àqueles que tiveram algum dano”, ressaltou o governador.
“Também estamos analisando o que será possível fazer com relação ao recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Não temos como retirar, mas temos como prolongar o pagamento, o que não deixa de dar um alento a esses empresários que foram afetados. Ainda estamos analisando que o BDMG - e solicitamos ao Banco do Brasil e à Caixa - disponibilize algumas linhas de crédito com prazo maior, carência maior para que esses empreendedores tenham condições de repor aquilo que foi perdido”, afirmou o governador.
(*) Conteúdo patrocinado