top of page
anuncio 2.png

AMM põe cara a cara inimigos políticos em congresso em BH

Ao realizar o X Congresso Mineiro de Vereadores, a Associação Mineira dos Municípios (AMM) vai colocar na mesma mesa rivais políticos que deverão se enfrentar nas urnas deste ano. Em alguns casos, a oposição entre eles pode ser classificada de “inimigos”, como admitiu o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD). Na quinta (3), Kalil anunciou o rompimento com a presidente da Câmara de BH, Nely Aquino (Podemos). Entre outros, os dois confirmaram presença na abertura do evento, que acontece nesta terça (8), no centro de exposições do Expominas, na capital mineira.

Evento da AMM reunirá as principais lideranças políticas mineiras, reprodução site da AMM


O prefeito acusou Nely Aquino de fazer oposição à sua gestão para se cacifar como pré-candidata a vice na chapa de reeleição do governador Romeu Zema (Novo) nas eleições de outubro. Pré-candidato a governador, Kalil deverá se encontrar também com o governador Romeu Zema (Novo), com quem nunca se deu bem, e enfrentá-lo na mesma disputa eleitoral.


Já o governador se reencontrará, no mesmo evento, com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Agostinho Patrus (PV), com quem está rompido politicamente. Por conta de projetos polêmicos, e da falta de interlocução do governo, os dois se desentenderam. Agostinho também é cotado para ser candidato a vice na chapa de Kalil ao governo na sucessão deste ano. Tudo somado, o cerimonial do evento terá que usar de muito jogo de cintura para evitar constrangimentos.


Rodrigo Pacheco valoriza o Legislativo


Além deles, outras lideranças políticas confirmaram presença como o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD) e o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles. Após a abertura conduzida pelo presidente da AMM, Julvan Lacerda, o senador Rodrigo Pacheco fará a palestra magna do Congresso, com o tema “O Poder Legislativo mais perto do cidadão”.


“O município não é só o poder executivo, ele também é poder legislativo. Por isso deve ser observada a interdependência entre os poderes, para que haja uma administração pública coerente e satisfatória para os cidadãos. O objetivo da AMM, ao aproximar os vereadores das grandes autoridades políticas do Estado, é orientar o legislativo municipal e fortalecer a parceria com o executivo. Eles têm papel fundamental no processo de elaboração e aprovação de projetos que atendam aos anseios dos cidadãos”, apontou Julvan Lacerda.


Presença feminina nos espaços de poder


O evento faz parte das ações do projeto Desenvolve Minas Gerais, em parceria com o Sebrae, criando oportunidades de troca de experiências para os legisladores dos 853 municípios mineiros. O evento está sendo organizado dentro das normas dos protocolos atualizados pela Prefeitura de Belo Horizonte para prevenção e combate à Covid-19.


Por ser promovido no Dia Internacional da Mulher, a programação incluirá debate sobre a necessidade de aumentar a presença feminina em todos os espaços de poder.






CDL - MÃES - 2FASE - POST - BLOG DO ORION - 187x102PX abril 24.png
MAIS LIDOS
BannerBlogdoOrion_AsfaltoNovo300x250.png
NOVO BANNER FEV 23A.jpg
banner affemg e sindifisco contra rrf.png
RECENTES
ARQUIVO
bottom of page