Sem apoio de bancadas, Newton Jr. vence MDB mineiro

02.07.2019

Mesmo sem o apoio das bancadas federal e estadual do partido – teve apenas um voto entre os quatro federais e nenhum dos sete estaduais - o deputado federal Newton Cardoso Junior venceu a disputa pelo comando regional do MDB no último sábado (29). O parlamentar obteve 252 votos contra 156 do adversário, o ex-deputado federal e presidente da Comissão provisória, Saraiva Felipe, que buscava ser mantido no cargo. Para isso, o vitorioso teve o apoio do próprio pai, o ex-governador Newton Cardoso e de outras lideranças como o ex-presidente da Assembleia Legislativa e ex-candidato a governador, Adalclever Lopes.

“Minha avaliação é que a base escolheu. Não fiz campanha contra alguém nem criticando. Fiz campanha pelo resgate dos valores da sigla e por seu crescimento. Precisamos reconstruir o partido a partir de pessoas que estejam dispostas a fazer um processo político atualizado e dispostas a participar dele”, disse Newton ao ser declarado novo presidente, adiantando a estratégia para os próximos desafios, como as eleições municipais de 2020 e as estaduais de 2022.

Na última eleição, o partido contrariou a recente trajetória de coligar-se e lançou candidato próprio a governador (Adalclever), e obteve apenas 2,77% dos votos válidos.

Racha

O presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM), Julvan Lacerda, apoiou Newton e ficou em sua chapa; seu antecessor, Antônio Júlio, perdeu com Saraiva. Na casa de Adalclever Lopes, também houve divisão. Ele entrou na chapa de Newton; seu pai, deputado federal, Mauro Lopes, com Saraiva.

Apesar do racha, o novo presidente também pregou um discurso de união. “Quero colocar as portas do MDB abertas para que todos venham e que possamos fazer uma verdadeira união do partido. Não há mágoa, ressentimento ou perseguição. Não há qualquer tipo de sentimento negativo que possa se colocar à frente da alegria e da vontade de ver esse partido crescer”, disse.

 

FOTO ORION TEIXEIRA: Newton, Julvan Lacerda e Adalclever comemoram vitória sobre Saraiva e Mauro Lopes

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

MAIS LIDOS

Anastasia descarta assumir vaga em Ministério

15.03.2017

1/4
Please reload

RECENTES
Please reload

ARQUIVO
Please reload

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2017 por Infograffo