Deputados confirmam cargos sem concurso no MP
Sob o comando do presidente da Assembleia, Adalclever Lopes (PMDB), os deputados estaduais confirmaram, nesta segunda (3), em 2º turno, a aprovação do projeto que cria 800 cargos comissionados, ou seja, podem ser contratados sem concurso no Ministério Público. Isso já acontece no Judiciário, Executivo e no Legislativo, onde todos têm assessores comissionados, os chamados cargos de confiança. A única polêmica aí é que, dessa vez, o pedido é do Ministério Público, que sempre fiscalizou e cobrou concurso público de prefeituras e governos, para evitar apadrinhamentos, falta de transparência, etc.
Os deputados aceitaram os argumentos dos comandantes do Ministério Público, que estavam presentes à votação, de economia e de contratação sem estabilidade, mas à boca pequena dizem que, agora, os promotores não poderão mais cobrá-los, e aos prefeitos, pela criação de cargos sem concurso.
O MP diz que a medida não contraria os princípios da moralidade e que trará mais economia, porque os contratados ganharão menos do que os servidores concursados, que têm direito a gratificações e à estabilidade no emprego.
FOTO ALMG/Sarah Torres: Deputados estaduais no plenário