Rola Moça faz ato contra instalação de mineradora na Grande BH
Onara Teixeira
O movimento popular Rola Moça Resiste realizou, neste domingo (25), uma carreata e manifestação em Casa Branca, distrito de Brumadinho, para chamar a atenção da comunidade do entorno do Parque Estadual Serra do Rola oça (Belo Horizonte, Ibirité, Brumadinho e Nova Lima) contra a instalação da mineradora RGB, que pode ameaçar áreas ambientais da região.
Manifestantes protestam em Casa Branca, foto Divulgação
O movimento já vem atuando junto à comunidade, órgãos públicos do Estado, Ministério Público, Judiciário e Legislativo contra a instalação, que aconteceria na Área de Proteção Ambiental (APA) Sul da Região Metropolitana de BH.
O processo de reativação da mina, que fica dentro de Casa Branca, se arrasta desde 2016, quando a MGB apresentou projetos para retirada de minério em cavas no Rola Moça.
O Rola Moça Resiste alega que o traçado do escoamento iria ter interferência direta dentro da APA. Caso acontecesse um possível descomissionamento, as operações poderiam afetar estruturas preservadas.
Audiência pública
Em 2018, uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas para tratar do assunto foi realizada, e a comunidade apresentou ao Ministério Público uma representação, ao que foi recomendada a não autorização de qualquer atividade que pusesse em risco a preservação do Parque do Rola Moça.
No mesmo ano, foi elaborado um abaixo-assinado pela comunidade de Casa Branca e municípios sob os domínios do Parque, que atualmente já conta com mais de 220 mil assinaturas.
Mas mesmo com toda a mobilização, a Secretaria do Meio Ambiente colocou em pauta a Licença Prévia para atuação da mineradora dentro do Rola Moça. Essa mesma secretaria concedeu licença ambiental para a Mina Córrego do Feijão, no mesmo município. Um mê depois, houve o rompimento dessa barragem, que provocou a tragédia do dia 25 de janeiro de 2019, com 300 mortes e danos ambientais e econômicos.
Comments