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Reencontro é Real é o tema da Bienal que eleva BH à capital nacional da literatura

O tema dos dez dias da programação da Bienal Mineira do Livro, entre 13 e 22 de maio, é “O Reencontro é Real”. A ideia é inserir o estado no circuito nacional cultural e no circuito do incremento da aprendizagem, transformando Belo Horizonte na capital brasileira da literatura.

Público prestigia Bienal Mineira do Livro no BH Shopping, foto Cristiano Machado/ImprensaMG


O diretor-presidente do Grupo Asas, Marcus Ferreira, reforçou que o evento é uma das principais iniciativas literárias nacionais com autores representativos em espaço de 15.000 m2 no BH Shopping. “A retomada presencial da Bienal Mineira do Livro tem um conteúdo cultural e educativo abrangente, incluindo atrações para leitores de diversas faixas etárias. Queremos contribuir para o desenvolvimento da capacidade crítica, do conhecimento de fundo e do repertório cultural de cada leitor, incentivando o hábito de ler”, afirmou.


A Bienal Mineira do Livro 2022 promete impulsionar a venda de livros e o hábito da leitura na capital mineira. Com 60 editoras expositoras e a expectativa de um público de mais de 150 mil pessoas, o evento vai trazer oportunidades para disseminar a leitura, divulgar livros, estreitar relacionamentos entre leitores e autores e estimular a geração de novos negócios. A iniciativa é realizada pela Câmara Mineira do Livro e pelo Grupo Asas.


O segmento de livrarias da capital será representado na Bienal por um estande coletivo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). “Comerciantes do setor vão marcar presença na Bienal e terão a oportunidade de realizar vendas, parcerias comerciais e, principalmente, estreitar o relacionamento com o público consumidor de literatura”, apontou o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.


Semana do MEI


Termina nesta quarta (18), a Semana do MEI em que são oferecidas orientações e capacitações para quem já é, ou deseja se tornar um microempreendedor individual Belo Horizonte. O evento é uma parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e o Sebrae Minas.


Iniciado na terça (17), o encontro promove série de atividades gratuitas e presenciais para os pequenos negócios, na sede da CDL/BH (av. João Pinheiro, 495 - Boa Viagem). Informações e inscrições no site da Sympla ou pelo 0800 570 0800.


Os empreendedores terão auxílio para abertura, alterações e baixa no MEI, tirar dúvidas sobre a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), emissão de alvarás (BH). E mais, emissão de nota fiscal e receber orientações sobre empreendedorismo. A programação terá ainda palestras e oficinas sobre finanças, marketing, vendas e gestão, dentre outros temas.


330 mil só em BH

“Um estudo divulgado pelo Sebrae Minas revelou que quatro a cada dez microempreendedores individuais (MEI) de Minas Gerais começaram um negócio por necessidade nos últimos dois anos. A pandemia pode ter ampliado o empreendedorismo por necessidade, e a Semana do MEI é uma excelente oportunidade para capacitar os empreendedores neste momento de retomada da economia”, apontou a analista do Sebrae Minas Marinez Gonçalves.


Segundo a CDL/BH, a capital tem atualmente mais de 330 mil microempreendedores e a Região Metropolitana, 210 mil. Esse número reflete as tendências que surgiram na pandemia com o aumento significativo no número de MEI. “A CDL/BH até criou um programa específico para esse perfil de novo empreendedor no mercado. O SOU MEI, lançado em novembro, oferece condições especiais para que o microempreendedor possa se estabelecer, crescer e gerar novos empregos. A Semana MEI vai ao encontro desses interesses dos empreendedores e, certamente, irá sanar muitas dúvidas e ampliar horizontes", disse o presidente da CDL/BH.


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