Produtores mineiros lançam o 1º café regenerativo do mundo
Os apreciadores do café, uma das bebidas mais populares do mundo, poderão contar, agora, como uma nova modalidade do produto. Foi lançado no dia 1º/10, em comemoração ao Dia Internacional do Café, em Milão, na Itália, o primeiro café regenerativo do mundo. Terá o nome de Arábica Selection Brasile Cerrado Mineiro (foto site SebraeMG).
Lançado pela empresa italiana illycafé no fim do ano passado, o produto obedece às práticas sustentáveis exigidas pelo mercado. É fruto de um trabalho de produtores capacitados pelo Sebrae/MG, por meio do Educampo, plataforma que oferece assistência gerencial e tecnológica intensiva a grupos de produtores da região.
O café regenerativo Arábica Selection Brasile Cerrado Mineiro é produzido com as melhores práticas e uso de técnicas de adaptação, mitigação e regeneração de ecossistemas.
Tour de negócios
A viagem para a Europa, organizada pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado, integra as ações da campanha “A Verdade é Rastreável”. O objetivo é destacar a origem e a rastreabilidade do café produzido na região e aproximar cafeicultores do Cerrado a torrefações, importadores e consumidores das cidades de Milão, Florença e Roma.
Durante a estadia em território italiano, os cafeicultores do Cerrado vão participar de uma roadshow para promover a internacionalização, a qualidade e a autenticidade da Indicação Geográfica, na modalidade Denominação de Origem conquistada pela Região do Cerrado Mineiro, além de apresentar o modelo de trabalho sustentável praticado nas propriedades locais.
A busca pela Certificação em Agricultura Regenerativa contou com a participação de 12 fazendas atendidas pelo Educampo/Expocacer, em uma parceria entre o Sebrae, Expocacer e Região do Cerrado Mineiro.
O gerente do Sebrae Minas na regional Noroeste e Alto Paranaíba, Marcos Alves, destaca que com o café regenerativo é possível se fazer um café sustentável e de alto padrão de qualidade. “A jornada rumo à sustentabilidade começa na raiz, e este café exemplifica nossa contribuição na busca de uma solução para os efeitos das mudanças climáticas, por meio de práticas agrícolas inovadoras”, disse.
Comments