Escola de educação básica faz campanha “Quilombo reconhece Quilombo”
A Escola Casa Viva abriu a campanha de apoio pela realização do Seminário “Quilombo reconhece Quilombo: Políticas Públicas em pauta”. A medida incentiva novas formas de pensar e experimentar a educação básica. Situada na capital mineira desde 2015, a escola é uma associação sem fins lucrativos voltada para a educação infantil ao ensino médio. É organizada por um coletivo de professores em favor de uma educação mais transformadora.
Banner de divulgação
O evento, que seria custeado com verbas de recursos de emendas parlamentares, teve o financiamento bloqueado na última sexta, 1/11, pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Para a realização do evento, precisa atingir a meta de R$ 36 mil, até esta quinta-feira (7).
O encontro irá reunir cerca de 300 lideranças quilombolas do Estado e tem como objetivo a construção de políticas públicas para a defesa dos territórios e os modos de vida das comunidades quilombolas de Minas.
Apoiadora da iniciativa, a Escola está arrecadando fundos para a realização do seminário. Os interessados que quiserem contribuir, podem fazer pix para uma das coordenadoras do encontro, Patrícia Aparecida Brito, pela chave: 31999553846
Quilombo reconhece Quilombo
O Projeto Saberes Ancestrais: Terra, Água, Fogo e Ar – Quilombos formando Quilombos dialoga com o projeto pedagógico da Escola. O objetivo é promover a relação curricular com as manifestações do mundo contemporâneo, seja da escola com a cidade, e democracia com o modelo de gestão e da diferença como potência criadora, entre seus alunos.
O evento está programado para acontecer nos dias 8 e 9 de novembro, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, no bairro Itapoã, em BH.
Escola Casa Viva
A Casa Viva inscreve-se num movimento que está presente em vários países e recebe denominações diferenciadas: escolas alternativas, românticas, libertárias progressistas. O ponto em comum entre todas essas experiências passa pelo modelo de governança (gestão educacional), voltado para uma experiência autogestora, coletiva e horizontal.
Commentaires