top of page

Eleição de deputado federal de Minas deverá ter 29 reeleitos e 24 novatos

Dos 53 deputados federais mineiros, 49 tentam ficar mais quatro anos. O índice de reeleição previsto é de 60%, ou seja, ao menos 29 deverão ganhar mais quatro anos. Outros 24 devem ser novatos. O prognóstico foi feito pelo instituto Diap, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, especializado no monitoramento da atuação legislativa no Congresso Nacional. Veja abaixo a relação dos possíveis eleitos.

Plenário da Câmara dos Deputados, foto Pablo Valadares/Agência Câmara


Outra previsão é de que o PT de Minas e seus aliados, o PCdoB e o PV, farão o maior número de eleitos, de oito a 10, com até oito reeleitos. Em segundo lugar, o PL elegeria de sete a oito, dos quais sete reeleitos; depois, vem o União Brasil, de cinco a sete vitoriosos, com uma reeleição. O PP pode eleger de 4 a 5, sendo a maioria de reeleição. O PSD, MDB, Republicanos, Avante e PSDB teriam quatro nomes cada. O partido Novo, do candidato à reeleição Romeu Zema, poderá fazer até 3 deputados federais. (Veja a relação abaixo dos nomes possíveis de eleição e reeleição).


Sem renovação


Os futuros eleitos não trarão, necessariamente, a renovação política, porque, além dos deputados federais atuais, os candidatos são ex-deputados, ex-ministros, deputados estaduais, ex-prefeitos entre outros.


Os partidos mineiros optaram por lançar nomes que já são, em certa medida, conhecidos da política local ou já foram testados nas urnas em pleitos anteriores.


A previsão foi feita com a sistematização e a tabulação da pesquisa por partido. O resultado apontou que a federação do PT/PCdoB/PV e o PL, seguido do PP, União Brasil, PSD, Republicanos e MDB poderão eleger o mínimo de 319 a 481 deputados federais. Ou seja, esse grupo de partidos teria assim a concentração de poder na próxima legislatura.


Esse prognóstico sobre as eleições deste ano é o quinto feito pelo Diap desde 1990. O estudo faz parte da série estudos políticos e é divulgado pelo órgão a seus filiados, em particular, e para toda a sociedade, em geral. O objetivo é identificar os partidos e candidatos mais competitivos na disputa pelas 513 cadeiras da câmara dos deputados.



Komentáře


para junho 24.png
MAIS LIDOS
IPTU NOVA LIMA JUNHO 24.png
NOVO BANNER FEV 23A.jpg
banner affemg e sindifisco contra rrf.png
RECENTES
ARQUIVO
bottom of page