top of page

Eleição de aliados não livra Bolsonaro: impeachment depende das ruas

O rolo compressor está passando, hoje e amanhã (1), no Senado Federal e na Câmara dos Deputados na busca desesperada pela manutenção do poder. Diante das consecutivas críticas e denúncias, o governo Bolsonaro abandonou o discurso contra a velha política para abraçá-la de vez e evitar a crescente ameaça do impeachment.


O governo cedeu à tentação e ao fisiologismo para ter apoio e garantir apoio a seus dois candidatos. Arthur Lira (PP/AL) para presidir a Câmara dos Deputados. E para presidir o Senado, o mineiro Rodrigo Pacheco (DEM). Os indicadores políticos de Brasília é de que eles deverão vencer o deputado Baleia Rossi (MDB) e a senadora Simone Tebet (MDB).

Bolsonaro entre dois aliados, senador Rodrigo Pacheco e Arhur Lira, fotos divulgação, Fábio Pozzebom/ABr e Clarissa Barçante/ALMG


A eleição de aliados de Bolsonaro para o comando das duas casas também não garante blindagem total. Porque o apoio não é espontâneo nem autêntico. É comprado no mercado político da bacia das almas e da ocasião. E tem sido assim. Impeachment sabemos que tem outra trajetória e onde começa. Começa nas ruas, mas não se sabe onde e como termina.


Jogo pesado capitulou até o MDB


Nessas horas do desespero, em que o governo se sente acuado, o fisiologismo vem com força total, na velha forma de toma lá dá cá. São cargos oficiais e emendas do dinheiro público entraram no balcão de negócios da política (da velha, é bom que se diga).


Com isso, Bolsonaro ganha sobrevida. A própria Simonte Tebet, que está na oposição, disse que ainda não vê ambiente político para o impeachment de Bolsonaro. E que o julgamento não é jurídico e sim político.


Congresso age sob pressão


Primeiro, o impeachment ganha as ruas; depois, o Congresso Nacional é convencido, ou pressionado, a fazê-lo. Integrantes do Congresso, Câmara e Senado são responsáveis pelo julgamento político do presidente em caso de processo de impeachment.


O placar de hoje aponta que 111 deputados são favoráveis e 79 são contrários. A contagem foi atualizada na sexta (29). Um dia antes, eram 111 deputados a favor do impedimento e 77 contrários. Efeitos do esquemão sobre a bolsa de Bolsonaro.


Segundo o levantamento, 63% não se posicionaram até o momento. Outros 15,4% mostram-se contrários do impeachment. E 21,6% são a favor. Ainda assim, ali, basta ser contrariado para mudar de lado.


Amanhã (1) à noite, teremos a eleição de Lira para a Câmara e Pacheco para o Senado, mas os protagonistas de um impeachment, não são eles, mas as ruas.


Manifestações estão nas ruas


Neste domingo (31), a capital mineira e outras cidades mineiras e brasileiras fizeram carreata contra Bolsonaro. Além de BH, Juiz de Fora e Poços de Caldas registraram manifestações. Outros estados, como São Paulo, Rio Grande do Norte, Sergipe e Ceará, também registraram atos contra Bolsonaro.


Com buzinaço e diversas faixas e cartazes, os manifestantes também se colocavam a favor da vacinação contra a COVID-19. Em alguns estados brasileiros, aliados deram a resposta com atos favoráveis a Bolsonaro. Foi o caso do Pará, que teve uma carreata a favor do presidente e do governo federal na capital Belém.


Independência afetada


“Hoje, a independência do Senado Federal está comprometida. Comprometida pela ingerência porque temos um candidato oficial do Governo federal. Isso é visível diante dos anúncios feitos por colegas em relação a estrutura e ao apoio. E aos pedidos de ministros, de ministérios pedindo apoio para o candidato oficial do governo”, apontou Tebet.


A senadora recebeu o apoio do movimento Nego Partidário. Representantes do grupo entregaram uma carta de apoio à candidata. Une os comentos negros do MDB, Cidadania, PSB, PSDB e PC do B. Em carta entregue à Tebet, disseram que a senadora é uma aliada fundamental na luta contra a intolerância e o negacionismo.


“No momento em que o Brasil e o mundo pararam para reivindicar a luta contra o racismo, teremos a oportunidade de ter V.Exa. na Presidência do Senado Federal com o apoio de nossos partidos para consolidar propostas concretas, para pactuarmos na prática ações de mudanças em nossa sociedade.”





 

Comentarios


Banner mar 25 cdl 187x102.png
campanha04 auditor fiscal jul 24b.png
MAIS LIDOS
banner affemg e sindifisco contra rrf.png
NOVO BANNER FEV 23A.jpg
RECENTES
ARQUIVO

QUER SE MANTER INFORMADO?

Receba diretamente em seu e-mail, todos os dias, um resumo com as notícias mais quentes e relevantes, além de artigos exclusivos.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2017 por Infograffo

bottom of page