top of page

Assembleia vai vincular Codemig 100% à dívida

No jogo político, de comissões a plenário, o governo Zema deverá ser derrotado, na semana que vem, no 2º turno da votação da federalização da Codemig, a poderosa estatal do nióbio. A iniciativa irá vincular a estatal 100% ao pagamento da dívida de Minas com o governo federal, hoje na casa dos R$ 170 bilhões.

Deputados aprovaram, em 1º turno, a federalização da Codemig com algumas concessões, foto Alexandre Netto/ALMG


Na manhã de ontem, os deputados aprovaram a federalização com algumas concessões, permitindo que o estado possa até mesmo privatizar a companhia em caso de proposta melhor. Ou, da mesma forma, em caso de recusa do governo federal, o que é improvável. O governo Zema joga com o tempo e com algumas condições, como o percentual de 20%, para fazer a adesão.


Entre os deputados, cresce um movimento, que pode virar obstrução da oposição, para que essa estatal seja apenas federalizada pelo valor que alcançar e sem privatizar. Eles estão convencidos, no entanto, de que a estatal poderá superar o valor estabelecido por Zema de adesão (cerca de R$ 40 bilhões).


O valor da estatal é outra batalha entre governo e oposição. Zema e aliados escondem a estimativa que fizeram, transferindo a responsabilidade da avaliação para o governo federal, via BNDES, como prevê a nova lei. Uma novidade pode ampliar ainda mais o alto valor da Codemig/Codemge. Descobriu-se em Araxá, sede das jazidas do nióbio, que a exploração do metal deixa rejeitos, que se tornam terras raras. A descoberta poderá turbinar o negócio.


 
 
 

Comments


Blog do Orion Julho 2025b.png
MAIS LIDOS
RECENTES
ARQUIVO

QUER SE MANTER INFORMADO?

Receba diretamente em seu e-mail, todos os dias, um resumo com as notícias mais quentes e relevantes, além de artigos exclusivos.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2017 por Infograffo

bottom of page