top of page
anuncio 2.png

Zema paga 13º salário atrasado antes da reunião que pedirá sacrifício aos poderes

Um dia antes da reunião na qual irá pedir o compartilhamento de sacrifício com os outros poderes, o governador Romeu Zema (Novo) irá pagar nesta quarta (20) o 13º salário atrasado. A reunião com os presidentes da Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria acontece nesta quinta (21). O governo mineiro desembolsará cerca de de R$ 480 milhões para pagar o 13º salário de 18% do funcionalismo que ainda não receberam.

A notícia causou estranheza no meio político uma vez que o governo alega não ter recursos e chamou uma reunião com os poderes para buscar soluções para a falta de dinheiro. A eles, pretende apresentar o grave quadro das contas públicas, soluções e ouvir alternativas. A convicção, hoje, do governo, segundo o secretário-geral Mateus Simões, é de que somente será possível apresentar a escala de pagamento aos servidores do Executivo após essa reunião.

Ao lado de Mateus Simões e Igor Eto, Zema participa de videoconferência, foto Gil Leonardi/Imprensa MG

Fluxo de caixa

Zema não considera justo impor sacrifícios aos servidores do Executivo, como parcelamento ou risco de atrasos, sem dar o mesmo tratamento aos servidores do Judiciário e Legislativo. “Não existe servidor público de 1ª e 2ª categoria”, observou ele, na sexta (15). Uma das propostas dele é o parcelamento dos repasses aos poderes, para combiná-lo com o fluxo de caixa.

Deverá ouvir um sonoro não e comprar brigas indesejadas, especialmente nesse momento de pandemia da Covid-19. Se já vive uma crise fiscal e sanitária, corre o risco de ganhar uma terceira, de ordem institucional e política.

Quadro de despesas apresentado, na sexta (15), pelo secretário da Fazenda

Risco de impeachment

Na quinta (14), a Assembleia Legislativa aprovou lei reafirmando risco de impeachment do governador sob o argumento de que atrasar os repasses dos outros poderes seria crime de responsabilidade. O governo descarta riscos. A avaliação nos outros poderes é de que a estratégia de Zema é desgastante e de risco para ele. De acordo com essa visão, Zema não governa sem o Legislativo, o Judiciário e o Tribunal de Contas. “O estado de calamidade não autoriza afronta dessa natureza aos poderes”, advertiu um integrante de um dos poderes.

CDL - MÃES - 2FASE - POST - BLOG DO ORION - 187x102PX abril 24.png
MAIS LIDOS
BannerBlogdoOrion_AsfaltoNovo300x250.png
NOVO BANNER FEV 23A.jpg
banner affemg e sindifisco contra rrf.png
RECENTES
ARQUIVO
bottom of page