top of page
728X90 violência contra a mulher abril 24.jpg
anuncio 2.png

Efeito Coronavírus piora avaliação de Bolsonaro, apontam 2 pesquisas

Para 41% dos brasileiros, o Brasil está piorando, segundo a pesquisa digital feita pela empresa Quaest Consultoria e Pesquisa entre os dias 19 e 23 de março. A medição foi feita por duas vezes em um mesmo mês em função do impacto avassalador da chegada da epidemia do coronavírus. De 3 de março, que era de 38%, até o dia 19, a avaliação do brasileiro foi afetada. Para outros 29% (eram 27%), o país está parado. Outros 26% consideraram que está melhorando; eram 33%.

Em queda: dois institutos apontam perda de avaliação, foto Marcos Corrêa/PR

A piora não foi efeito só do novo vírus e seu poder de destruição, mas há relação direta com a avaliação do governo de Bolsonaro. No mesmo período, a desaprovação dele foi de 47% para 51%, enquanto a aprovação caiu de 52% para 46%. A movimentação negativa de quase 10 pontos percentuais (a soma do aumento da rejeição com a perda de aprovação) foi estimulada pelas posições contraditórias e erráticas do presidente ante a crise sanitária.

Presidente se opõe a governadores Além de ignorar as orientações da Organização Mundial de Saúde e de seu próprio Ministério da Saúde, ele foi contra e brigou com os governadores que tomaram duras decisões contra a epidemia.

Diante de tudo isso, e longe da briga política, o cidadão comum está mais pessimista. Na mesma consulta, 72% dos brasileiros confessaram estar ‘preocupados’ com o futuro do país. Outros 11% se dizem ‘revoltados’; apenas 3% estão entusiasmados; 13% mantiveram o otimismo e 1% está conformado.

Perfil dos entrevistados

Num sentimento de decepção, 41% acham que o governo é pior do que ‘esperavam’; para 38% é do que jeito que esperavam; outros 17% consideraram melhor do que esperavam. O perfil do eleitor mais insatisfeito é jovem (56%), pobre (57%), feminino (56%), do Nordeste (62%) e Norte (54%), com tendência mais à esquerda (89%) e ao centro (59%) do pensamento político.

A amostra contou com 1.000 respondentes de 114 municípios dos 26 Estados e Distrito Federal. Após a coleta, o time de dados da Quaest pós-estraticou os dados usando variáveis como gênero, idade, região, escolaridade e religião. Esse trabalho estatístico, segundo a empresa, é importante para garantir o balanceamento da amostra.

A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais em um intervalo de confiança de 95%. Foi realizada entre os dias 19 e 23 de março, com eleitores brasileiros com idade acima de 16 anos. A pesquisa é feita por recrutamento digital via convites aleatórios em painel de eleitores (questionário com autopreenchimento).

Identificando opiniões diversas

Na segunda pesquisa, realizada pelo instituto Ideia Big Data entre os dias 24 a 25 de março. De acordo com seus dados, 40% desaprovam o governo Bolsonaro; 28% aprovam e 26% não aprovam nem desaprovam. Em janeiro, respectivamente, esses números eram 34%, 30% e 31%.

A pesquisa da Ideia Big Data buscou identificar opiniões dos entrevistados sobre a realidade brasileira, agravada pela pandemia de Coronavírus.

A pesquisa foi realizada com pessoas de 18 anos ou mais, de todo o Brasil. A amostra é formada por 1.555 entrevistas, ponderadas para ter representatividade por faixa etária, gênero, escolaridade, classe social e regiões brasileiras.

A margem de erro é de 3.15 pontos percentuais para mais ou para menos. As entrevistas foram feitas via telefone celular, sendo que todos os questionários foram checados para verificação de inconsistências.

970X250 VIOLÊNCIA CONTRA MULHER ABRIL 24.jpg
CDL - MÃES - 2FASE - POST - BLOG DO ORION - 187x102PX abril 24.png
MAIS LIDOS
BannerBlogdoOrion_AsfaltoNovo300x250.png
185X100 violência.jpg
NOVO BANNER FEV 23A.jpg
banner affemg e sindifisco contra rrf.png
300X250 VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER 2.jpg
RECENTES
ARQUIVO
bottom of page