top of page
anuncio 2.png

Insatisfação leva Zema a buscar substituto de Bilac na articulação política

As dificuldades continuadas na articulação política têm levado o governador Romeu Zema (Novo) a pensar em nova mudança na área. Há quase seis meses, ele trocou o então secretário de Governo, Custódio Mattos (PSDB), pelo atual, Bilac Pinto (DEM), para melhorar interlocução política. Se o desempenho era ruim no Legislativo, agora se ampliou para o lado até do Judiciário. O desgaste dele começou quando tentou enquadrar o Legislativo e o Judiciário na crise fiscal do Estado.

Zema já havia trocado Custódio Mattos por Bilac Pinto, fotos Renato Cobucci/Imprensa MG, Edição do Brasil e Gustavo Lima/ Agência Câmara

A insatisfação do governador não é só na área política, mas também na comunicação. Quando chegou, Bilac havia chamado para si o comando da comunicação, mas perdeu espaço. O controle da área voltou, informalmente, para as mãos do secretário geral de Estado e homem de confiança de Zema, o empresário Igor Mascarenhas Eto. Esse passou a tomar decisões estratégicas na área e a consultar o mercado sobre os rumos da comunicação oficial.

Bloco aliado perdeu seis deputados

E no momento que se prepara para a batalha mais difícil na Assembleia Legislativa, com projeto de privatizações, o governo foi surpreendido. De uma só vez, o bloco parlamentar mais fiel a Zema perdeu seis deputados estaduais. Após a desarticulação, tentou recuperar os aliados, mas não obteve sucesso. Nem o partido de Bilac Pinto, o DEM, integra a base governista.

De Brasília, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, também do DEM, criticou a proposta de reajuste de Zema a policiais. A reprovação de Maia refere-se à alta despesa pelo aumento de 41,7% a ser pago em três parcelas anuais ao custo de R$ 9 bilhões até 2022. A medida contraria o cenário de grave crise alardeada por Zema ao afirmar que Minas estaria “à beira do abismo”. Bilac comparou a situação a um “barril de pólvora”.

Governador consultou políticos experientes

Tudo somado, Zema pensou em mudar novamente. Durante as férias de Bilac no exterior, em janeiro, o governador sondou políticos experientes para a missão, ou para reforçar a articulação. Consultou o ex-presidente da Assembleia Legislativa Adalclever Lopes (MDB), o ex-governador Alberto Pinto Coelho (ex-PP) e o ex-deputado federal Jaime Martins (PSD). De um deles, ouviu o conselho de que não deveria mexer, em tão pouco tempo de gestão, na articulação política novamente.

De pouco adiantará a mudança de nomes se Zema também não mudar na Comunicação e sua relação política. Em vez de conquistar o apoio da opinião pública para aprovar seus projetos, ele insiste em pressionar e transferir a responsabilidade para os deputados estaduais.

Líder do governo considera notícia absurda e inverídica

Ao comentar, o líder do governo na Assembleia, Gustavo Valares (PSDB), reclamou de não ter sido “consultado” e a considerou a notícia “absurda e inverídica”. Leia sua nota na íntegra, conforme solicitação feita.

“Venho por meio deste informar que é absurda e inverídica a especulação em nota publicada, neste site, com o título “Insatisfação leva Zema a buscar substituto de Bilac na articulação política”. Não sei a quem interessa este tipo de plantação de notícia infundada.

Curiosamente, eu, Líder do Bloco de Governo, sequer fui procurado pelo referido site. Já meus pares no Parlamento Mineiro têm relatado a mim e ao Líder de Governo, deputado Luiz Humberto, exatamente o contrário: são elogios ao trabalho dedicado, ponderado, habilidoso e com grandes e importantes resultados realizados pelo Secretário de Governo, Bilac Pinto, e toda sua equipe. Prova disso e da nossa sintonia, junto ao Parlamento, é que no ano de 2019, 100% dos projetos do Governo foram aprovados na Assembleia de Minas Gerais, sendo a maioria com mais de 60 dos 77 votos dos Deputados.

É lamentável que, a cada desafio que se impõe, e governar é enfrentar desafios, forças ocultas voltem com essa “velha cantilena” na pseudo-tentativa de desestabilizar um governo bem avaliado pela população. Seria este o motivo? Deputado Estadual Gustavo Valadares- Líder do Bloco de Governo”

CDL - MÃES - 2FASE - POST - BLOG DO ORION - 187x102PX abril 24.png
MAIS LIDOS
BannerBlogdoOrion_AsfaltoNovo300x250.png
NOVO BANNER FEV 23A.jpg
banner affemg e sindifisco contra rrf.png
RECENTES
ARQUIVO
bottom of page