Nove disputam comando da Câmara dos Deputados
- Orion Teixeira
- 15 de jan. de 2019
- 1 min de leitura
Já são nove candidatos a presidente da Câmara dos Deputados, oito dos quais querem derrubar o favoritismo da reeleição do atual presidente, Rodrigo Maia (DEM/RJ). Um deles é o mineiro Fábio Ramalho (MDB), que se disse independente, mas já levou até linguiça e queijo para o presidente Jair Bolsonaro (PSL), quem sabe, para receber dele o apoio ou ‘ganhar’ sua neutralidade. Até onde se sabe, Bolsonaro não deixará de apoiar Maia até para não correr o risco de perder.
Maia é o mais forte dos concorrentes, apesar do forte clima de renovação na política. No domingo (13), Maia recebeu o apoio do PDT, somando 12 partidos em sua base. São eles: PDT, PSD, PPS, PSDB, PSL, Pros, PR, DEM, PRB, PSC, Podemos e Solidariedade.
Haja torresmo!
Fábio Ramalho é o atual vice-presidente da Câmara, tem bom trânsito entre os novatos e no chamado baixo clero (deputados de menor expressão e que são maioria na Câmara). "Nós vamos acabar com esse negócio de alto e baixo clero", afirmou ele. Pode ter boa votação, mas não parece ter apoio suficiente para vencer Maia.
Ramalho disse que há, entre os candidatos de oposição à reeleição de Maia, um pacto de apoio mútuo num eventual segundo turno. Se eleito, o mineiro adiantou que pretende fazer uma gestão "sem panelinhas". Pois é, mas, sem panelinhas, terá que levar a linguiça e o torresmo prontos.
FOTO WILSON DIAS/ABR: O mineiro Fábio Ramalho disputa o cargo

Comments