Segundo turno, hoje em Minas, depende de Zema, do Partido Novo

18.09.2018

Com a campanha buscando a temperatura máxima para reconquistar o eleitor, não existem novidades ou projetos que ganhem visibilidade, razão pela qual as pesquisas recebem maior atenção nesse cenário como um dos poucos indicadores dos rumos da preferência dos votantes. Em Minas, como já falamos aqui, a situação entre a possibilidade de segundo turno e encerramento da votação no primeiro turno é de empate técnico. Pode dar ou não, por uma diferença mínima, pra lá ou pra cá, de três pontos percentuais.

Após um mês de campanha nas ruas e 15 dias do horário gratuito na TV e rádio, o senador Antonio Anastasia, candidato a governador pelo PSDB, continua liderando as intenções de voto em todas as medições.

Por elas, o tucano bateria o rival, Fernando Pimentel, candidato à reeleição pelo PT, e ainda seria eleito em primeiro turno por maioria absoluta, já que teria mais votos do que a soma de todos os outros concorrentes. Ou seja, a soma das intenções de Pimentel mais a dos demais candidatos não superaria a obtida por Anastasia. Claro, a campanha está apenas atingindo seu ponto alto e tem ainda restam 19 dias até o dia 7 de outubro, e mais de 20% do eleitorado ainda estão indecisos, ou decididos a votar em branco ou nulo.

O desafio aí será fazê-los mudar de ideia. Um mês depois de iniciada a campanha de rua e 15 dias de propaganda gratuita na TV e rádio, 13% dos eleitores ainda pretendem anular seu voto ou votar em branco para presidente. Os dados são do Datafolha, do dia 14 último. De acordo com o instituto, o índice é crescente e superior a outros apurados no mesmo período de eleições anteriores.

Nesse sentido, há um fato novo que é o terceiro lugar nas pesquisas, que vem registrando crescimento: o candidato do Partido Novo, Romeu Zema, está subindo, sem, no entanto, chegar a ser uma terceira via. Por seu desempenho, poderá ser garantida a realização do segundo turno, favorecendo a quem está no segundo lugar, hoje, o petista Fernando Pimentel.

 

Debate na TV

 

Acontece nesta terça-feira (17), nova oportunidade de os candidatos ganharem mais visibilidade, com a realização do segundo debate na TV. A Alterosa (SBT) promove, em parceria com o jornal Estado de Minas, o confronto entre os candidatos ao governo do estado a partir das 22h15. Participarão somente os seis concorrentes de partidos políticos com representação na Câmara dos Deputados, o que deixa Romeu Zema de fora.

Estarão presentes os candidatos Adalclever Lopes (MDB), Antonio Anastasia (PSDB), Claudiney Dulim (Avante), Dirlene Marques (PSOL), Fernando Pimentel (PT) e João Batista Mares Guia (Rede).

 

FOTO REPRODUÇÃO BHAZ: O crescimento de Romeu Zema, do Novo, poderá ajudar na realização do segundo turno em Minas

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

MAIS LIDOS

Anastasia descarta assumir vaga em Ministério

15.03.2017

1/4
Please reload

RECENTES
Please reload

ARQUIVO
Please reload

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2017 por Infograffo